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Foto do escritorGustavo Oliveira

Copa do Mundo: se os jogos fossem corporativos, suas táticas de Marketing seriam competitivas?

Um texto que apresenta as estratégias mais atuais de Marketing para o seu negócio aumentar as vendas, melhorar o volume de leads, ter uma marca mais valorosa e prosperar nos interesses de mercado.


PRIMEIRO O ARROZ COM FEIJÃO


Antes de explorarmos teorias modernas como a do Martech e a do Growth, é necessário estruturar a base da sua área de Marketing. Isso é o que o Tite chamaria de “modelo de jogo”. Mas quais passos formam esses processos?



TODA ÁREA DE MARKETING TEM 4 PILASTRAS

Necessariamente nessa ordem de prioridade:


Posicionamento de Marca


  • Ter um site e apresentações que comuniquem bem: o que você é; o que você faz; como você faz; para quem você faz; e como você agrega valor.


Geração de Leads


  • Estudar, construir e prospectar personas norteadas pelas indústrias e pessoas que demandam a sua oferta e sub norteadas por onde essas pessoas estão, o que elas querem e quais são seus postos na sociedade.


Consciência de Marca


  • Produzir conteúdos de social media, aba blog, imprensa, app pushes e outros, para conscientizar seus leads sobre sua marca, reativar seus clientes antigos e criar lembrança de marca no momento da compra.


Relação com Públicos-Alvo


  • Mapear todos os públicos-alvo, seus interesses e expectativas, para construir pontos fixos e variáveis de relacionamento com cada um deles. Assim é possível ganhar e fazer a manutenção de interesses com players como investidores, colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes, usuários e outros.



AS INOVAÇÕES VARIAM DA BASE


Todos os demais tipos de Marketing que você ouve por aí são derivadas dessa estrutura. Por exemplo:


  • O Marketing Digital, é justamente construir campanhas de social media, newsletter e google, segmentadas para as personas construídas;


  • O Marketing de Relacionamento, as trocas com todos os stakeholders;


  • O Marketing pessoal, toda essa estrutura voltada para pessoas físicas.


A lista segue adiante e adiante, com subnúcleos de Marketing que descascam da estrutura principal e criam novos nomes e teorias.


AS NOVAS TÁTICAS QUE MAIS SE DESTACAM


GROWTH


O Growth compõem estratégias de Marketing com foco em crescer uma empresa. O principal objetivo é aumentar o número de leads, usuários, fechamentos e recorrências, de forma acelerada.


Para que isso aconteça, existem duas ferramentas:


  • Inbound Marketing: aqui os resultados são muito baseados em criar tráfego para os formulários que captam leads no seu site. Para que isso aconteça são feitos textos na aba blog, impulsionamento de conteúdos nas redes sociais e compra de palavras-chave no Google. De forma física, ações chamadas de “guerrilha” podem ser utilizadas para captar esses prospects fisicamente;


  • Outbound Marketing: se o inbound é sobre trazer os clientes para si, o outbound é sobre ir atrás deles. Basicamente se resume em estudar mercados, criar personas, prospectá-las e abordá-las por meio de testes A/B de e-mails, ligações e ações promocionais físicas.


  • CRM é importante dizer que o CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) faz parte do inbound e outbound Marketing, ao ser o processo que pega o lead no começo do funil de venda ou revenda e nutri ele até o momento da compra.


MARTECH


O Martech é aplicado em áreas ou núcleos de Marketing que operam com uma hiper atenção em tecnologia e automatização de processos. Uma empresa que tem uma pilastra de geração de leads baseada em Martech, por exemplo, terá suas atividades e colaboradores centradas em softwares como Power BI (inteligência), SQL (inteligência), Salesforce (CRM), HubSpot (CRM) e assim por diante.



PRODUCT MARKETING


Essa é uma área recente que inclusive inaugurou a nova profissão de Product Manager Marketing. Nesse contexto, ao invés de profissionais e fornecedores cuidarem de uma área completa de Marketing, eles gerenciam o mix de núcleos e subnúcleos, norteados pelas necessidades do lançamento de um produto. Nesse cenário também é comum um Gerente de Marketing de Produto gerenciar uma carteira de produtos e cuidar de todo o roadmap de ações que contemplam o lançamento da iniciativa em questão.



VOCÊ NÃO PRECISA PASSAR POR ISSO SOZINHO


O desafio de construir uma área de Marketing é grande e você não precisa passar por isso sozinho. A Queijo&Goiabada te ajuda a estruturar, reformar e operar sua área de Marketing.


Nosso diferencial é que prestamos os mesmos serviços que um head de marketing te ofereceria, por um valor mais em conta. Caso precise, também te ajudamos a recrutar profissionais para o time.


Além disso, nossas cobranças são mais flexíveis. Podemos tanto fechar uma mensalidade mensal, como um valor (que pode ser parcelado) por todo o projeto.

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