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Foto do escritorGustavo Oliveira

A COREIA FOI, MAS AS LIÇÕES DE NEGÓCIOS E MARKETING DE ENTRETENIMENTO FICARAM

Desde 1998 a Coreia do Sul passou a investir massivamente no seu “Ministério da Cultura, Esportes e Entretenimento”, com o objetivo de defender os seus interesses políticos. Essas ações criaram os produtos BTS, Round Six e nos esportes o sucesso mais recente: o time da Coreia eliminando o Uruguai.


Esse texto explora como o país asiatico tem usado o entretenimento como ferramenta de Marketing para ser mais influente no cenário internacional e criar mais interesse pelos seus produtos. A ideia é te dar insights que funcionam para que você aplique em seu negócio.


SÓ É ESTRATÉGICO SE ESTIVER LIGADO AO CORE BUSINESS


A Coreia se tornou desenvolvida por criar uma forte indústria interna de exportação e importar apenas recursos essenciais, selecionados a dedo.


Por isso, o investimento em cultura e esportes se tornou estratégico para:


  • Aumentar a audiência das obras para potencializar a influência da Coreia sob o que acontece na economia mundial;


  • Atrair turistas interessados em comprar produtos, disponibilizar mão de obra e levar tecnologia ao país;


  • Desenvolver admiração pelos valores asiáticos e consequentemente se tornar um líder internacional.



Muitas empresas criam ações de Marketing viral e conteúdo apenas porque é “legal” ou está na moda. Antes de fazer isso, é importante ter uma visão clara dos objetivos semestrais da empresa, OKRs, KPIs e construir planejamentos norteados por esses tópicos.


NO MIX DE MARKETING, O “P” DE PROMOÇÃO É CONSEQUÊNCIA DO “P” DE PRODUTO


Ao invés de divulgar de forma descoordenada as suas obras e equipes já existentes a Coreia antes:


  • Criou um departamento voltado para o Kpop, deu incentivos para produções musicais, promoveu shows e patrocinou o distrito turístico de Chang-dong em Seul - área conhecida como bairro do Kpop que integra casas de show, estúdios, lojas e arenas. Hoje o governa destina cerca de 1 bi para o Kpop;


  • Desenvolveu ações para incentivar crianças a praticarem esporte desde cedo e criou um centro de treinamento onde, com métodos próprios e toda a infraestrutura necessária, atletas de todas as modalidades treinam juntos;


  • Inseriu o estudo de cinema na grade curricular da escola e criou parcerias público-privadas para distribuir recursos para a produção de filmes.


Esse bom trabalho criou produtos como o filme “O Parasita”, a série “Round Six”, o grupo “BTS” e os fenômenos esportivos de Taekwondo e eSports. Todas essas peças culturais trouxeram à Coreia prestígio em todo o mundo e resultaram em parcerias comerciais internacionais, turistas e seguidores.



NO MARKETING MODERNO, ENTRETENIMENTO É A FERRAMENTA MAIS RESPEITADA DE INBOUND


Com certeza você deve usar o Youtube, Instagram, Twitter e TikTok para se entreter todos os dias. Mas o curioso é que você pula a maioria dos anúncios desses apps para poder ver o mais rápido possível os seus conteúdos. No caso dos streamings como Netflix, você até paga para isso.


É por esse motivo que marcas que desenvolvem entretenimento próprio têm muito mais poder para atrair novos consumidores. No case Corea, já são movimentados 3,7 bilhões por ano, 1 a cada 13 turistas vão ao país por conta do Kpop, há previsibilidade da economia criativa crescer mais que indústria de carros e TI, e o entretenimento tem grande valor nas bolsas asiáticas.


MARKETING DE ENTRETENIMENTO É UM ATIVO DE BRANDING RECALL


A Coreia foi lembrada para discursar na ONU por meio do Kpop e também recebeu um gesto de boa vontade de Relações Internacionais da Coreia do Norte ao receber o convite de enviar o BTS para fazer shows no país.


BOAS ÁREAS DE MARKETING LEVAM TEMPO PARA DAR FRUTOS

É comum gestores de Marketing serem demitidos em menos de três meses por expectativas irreais de resultados a curto prazo. A Coreia investe em suas estratégias há mais de 20 anos e começou a colher os resultados recentemente.


É claro que uma empresa privada não tem todo esse tempo, mas é importante dar o tempo para o desenvolvimento das estruturas e trações necessárias para uma área de Marketing gerar ativos.


TEM VONTADE DE CONSTRUIR UMA ÁREA DE MARKETING COM FOCO EM ENTRETENIMENTO?


É desafiador, mas você não precisa fazer isso sozinho. A Queijo&Goiabada te ajuda a estruturar, reformar e operar sua área de Marketing.


Nosso diferencial é que prestamos os mesmos serviços que um head de marketing te ofereceria, por um valor mais em conta. Caso precise, também te ajudamos a recrutar profissionais para o time.


Além disso, nossas cobranças são mais flexíveis. Podemos tanto fechar uma mensalidade mensal, como um valor (que pode ser parcelado) por todo o projeto.

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